Doenças

Alterações Cognitivas e Comportamentais dos Traumatismos Cranioencefálicos

Dr Renato Anghinah(67144-SP), Fabio Rios Freire, Fernanda Coelho, Juliana Rhein, Vanessa Tomé Goncalves Calado


1- O que é traumatismo cranioencefálico (TCE)?
A lesão cerebral traumática (TCE) é definida como um golpe ou choque na cabeça ou um ferimento penetrante na cabeça que perturba o funcionamento do cérebro. Nem todos os golpes ou pancadas resultam em um TCE. A gravidade de tais lesões pode variar de uma muito "suave" (uma pequena mudança no estado mental ou consciência) para "grave" (isto é, um longo período de inconsciência/coma ou amnésia após a lesão). O TCE pode resultar em problemas de curto ou longo prazo, embora a maioria das pessoas com TCE seja capaz de voltar a funcionar de forma independente.

Leia mais...

Sintomas Comportamentais E Psicológicos Na Demência

Leonel Tadao Takada
CRM 112075 SP

1) Quais são os SCPD (sintomas comportamentais e psicológicos na demência) mais comuns?
A frequência e tipos de SCPD variam conforme o tipo de demência. Por exemplo, na doença de Alzheimer esses sintomas se tornam mais frequentes conforme a doença progride, e até 90% dos pacientes apresentam algum sintoma comportamental. Na demência frontotemporal, por outro lado, os SCPD são frequentemente a manifestação inicial e são significativos desde as fases iniciais da doença. Na demência com corpúsculos de Lewy, as alucinações visuais podem ser precoces, o que a diferencia das outras formas de demência.

Leia mais...

O que é paralisia supranuclear progressiva?

Irina Raicher
CRM 129272 SP

Paralisia supranuclear progressiva (PSP) é uma doença cerebral degenerativa rara que cursa com problemas sérios e progressivos no controle da marcha e do equilíbrio, associado a movimentos oculares prejudicados, dificuldade para falar, engolir e lentidão dos movimentos. Um dos sinais clássicos da doença é não dirigir o olhar adequadamente, principalmente para baixo, ocorre por lesões na área do cérebro que coordena os movimentos dos olhos. Alguns pacientes descrevem este sintoma como turvação. Os indivíduos acometidos geralmente também apresentam alterações de humor e comportamento, incluindo irritabilidade, depressão e apatia (perda de interesse em atividades prazerosas), assim como demência progressiva.

Leia mais...

Demências Rapidamente Progressivas


Roger Taussig Soares
CRM 69239 SP

Além da doença de Alzheimer que é a principal causa de demência, existem muitas outras doenças que podem causar um declínio cognitivo. Quando a perda das funções cognitivas acontece de modo mais acelerado, denominamos essa situação de Demência Rapidamente Progressiva (DRP). A importância de reconhecer uma DRP é que muitas das suas causas podem ser tratáveis e algumas delas até revertidas por meio de tratamento, desde que instituído o mais precocemente possível.

Leia mais...

Doenças Priônicas

Dra Jerusa Smid
CRM 100713 SP

1) O que são doenças priônicas (DPr)?
São doenças causadas pelo depósito no cérebro de uma proteína anormal chamada príon. São esporádicas na maioria das vezes, mas podem ser decorrentes de mutação genética ou adquiridas pela ingestão de príons ou pela contaminação do cérebro por príons (forma iatrogênica). As DPr humanas são: doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), doença de Gerstmann-Straüssler-Scheinker (GSS), insônia fatal e kuru. A tabela abaixo resume as principais doenças DPr humanas:

Leia mais...