Alterações Cognitivas e Comportamentais dos Traumatismos Cranioencefálicos


2- Todos os TCEs são do mesmo tipo? Quais são os sintomas do TCE?
"TCE" é um termo genérico que se estende por uma .gama de sintomas e gravidade. Na verdade, a grande maioria (80%) dos ferimentos são concussões leves. Os sintomas podem incluir: falta de concentração, irritabilidade, fadiga, depressão, problemas de memória, dores de cabeça, ansiedade, tontura, visão embaçada ou dupla e sensibilidade à luz . Para as pessoas com lesões cerebrais, a recuperação mais rápida ocorre nos primeiros seis meses após a lesão, e em casos mais leves, os pacientes, muitas vezes, estarao de volta ao seu normal dentro de três meses. Quando vários sintomas persistirem por três meses ou mais, o diagnóstico de síndrome pós-concussão pode ser considerado.


3- Quais são as principais causas de lesão cerebral traumática?
As causas mais frequentes de lesão cerebral pos-TCE são acidentes automobilísticos, atropelamentos, ferimentos por arma de fogo ou esfaqueamento e quedas.

4-Quando é que começa a reabilitação após uma lesão cerebral traumática?
Reabilitação é o processo de ajudar uma pessoa alcançar o seu máximo potencial funcional. Este processo pode começar imediatamente, mesmo quando a vítima está em coma. Pode haver problemas relacionados ao movimento, memória, atenção, lentidão de raciocínio, dificuldades com a fala e linguagem, problemas de comportamento e mudanças de personalidade. Estes problemas, que podem persistir por um longo tempo, são tratados durante a reabilitação.

5- O que é escala Rancho Los Amigos?
Esta escala foi desenvolvida pela equipe profissional do Hospital Rancho Los Amigos, na Califórnia, para descrever as fases de recuperação após lesão cerebral. Originalmente uma escala de oito pontos, que foi revisado e passou a incluir dez estágios. Muitos hospitais e centros de reabilitação usam esta escala. No nível 1, por exemplo, o paciente apresenta nenhuma resposta, e no nível 10, as respostas são propositais e apropriadas.

6- O que acontece depois que um paciente com lesão traumática encefalica é liberado do hospital?
Quase 23% dos pacientes com lesão pos-TCE requerem tratamento adicional ambulatorial após a alta do hospital.

7- Quais são os efeitos a longo prazo de lesão cerebral?
Efeitos a longo prazo de lesão cerebral podem incluir:

• Dor de cabeça
• Fadiga e distúrbios do sono
• Náuseas
• Dificuldade de falar e ouvir
• Diminuição da velocidade do pensamento
• Diminuição da concentração ou atenção
• Problemas de memória
• Problemas de equilíbrio
• Irritabilidade
• Depressão
• Ansiedade
• Alteracao Emocional ou do humor

8. Há sempre recuperação completa de uma lesão no cérebro?
É difícil prever como um paciente vai se recuperar de uma lesão cerebral. Algumas lesões que podem parecer leves podem levar a uma deficiência maior de longo prazo do que outras lesões que aparentemente eram mais graves inicialmente. Os fatores que podem dar uma ideia de como sera a recuperação são a duração do coma, amnésia pós-traumática (não se lembrar de eventos que antecederam a lesão ou incapacidade de acumular novas memórias após a lesão), idade, localização da lesão, e no caso do paciente ja ter outra lesao cerebral antes do TCE.