Fisioterapia

2. E há alguma coisa que poderia diminuir estes problemas físicos?
É importante que se realize sempre exercícios, mesmo que seja caminhar um pouco todos os dias. Além disso, permita que o paciente faça suas atividades, mesmo que com dificuldade ou lentamente, não faça tudo por ele. E se possível, procure um fisioterapeuta para realizar exercícios específicos.

3. O que a fisioterapia pode fazer neste caso?
A fisioterapia fará uma avaliação que mostrará quais são as maiores dificuldades físicas. Isto é, se o paciente tem dor na coluna, no joelho ou outro lugar; se está com fraqueza no músculo; se está arrastando os pés para andar; se não consegue mais se levantar da cadeira sozinho; se está caindo muito, e outros problemas. E a fisioterapia irá tratar estas alterações.

4. E se o paciente estiver caindo muito, o que pode ser feito?
Se ocorrem muitas quedas, provavelmente há alguma dificuldade que pode fazer o idoso cair novamente, e isso deve ser evitado. Por isso, o fisioterapeuta verificará se é um problema na visão, nos pés, no equilíbrio, no sapato, na pressão sanguínea, e até se as quedas estão ocorrendo por causas encontradas dentro de casa, como os tapetes, fios soltos e falta de corrimão nas escadas.

 

5. E como posso deixar minha casa mais segura para evitar estas quedas?
Retire todos os objetos do caminho, como tapetes soltos e fios, para que o idoso não tropece neles. Além disso, deixe os cômodos por onde o idoso passa, sempre bem iluminados, principalmente quando ele for ao banheiro à noite. Coloque corrimão nas escadas, não deixe o cachorro solto pela casa, e troque as cadeiras que estejam bambas.

 

6. Quando devo começar a fisioterapia?
A fisioterapia pode ser feita desde o início da doença. O ideal é que o idoso já realizasse algum tipo de exercício, pois desta forma estaria mais acostumado. Mas mesmo que nunca tenha feito, o fisioterapeuta respeitará o seu limite físico. Desta forma, não há nada que impeça a fisioterapia, mesmo que ele já tenha a doença há mais tempo.

 

7. Quais os exercícios a fisioterapia pode fazer com ele?
Somente após uma avaliação o fisioterapeuta poderá identificar as maiores dificuldades, e quais exercícios devem ser feitos. Mas os exercícios podem ser de fortalecimento do músculo, de alongamento, de estímulo à marcha, de equilíbrio e respiratórios.

 

8. Existe alguma coisa que posso fazer com ele em casa para ajudar?
Não deixe o idoso somente sentado na frente na TV, nem deitado o dia todo, pois ele perderá muita força muscular. Além disso, corrija posturas erradas do corpo, principalmente se estiver sentado torto ou encurvado. Não deixe que ele suba em banquinhos ou desça escada sem corrimão, pois pode sofrer uma queda. É importante que os familiares e cuidadores incentivem o idoso a se mexer, a sair de casar, a participar das atividades, ajudar nas tarefas domésticas e a caminhar sempre que puder, pois desta forma já estará realizando uma atividade física.